in

37% dos funcionários de uma empresa são “lambe-botas”, de acordo com um estudo

Será esta a confirmação que precisavam para cimentarem os vossos pensamentos relativamente a este tópico? Pois bem, foi na Universidade em Turku, na Finlândia, que um estudo realizado por alguns alunos de mestrado e doutoramento permitiu constatar que a percentagem de “lambe-botas” numa empresa, em geral, é bastante elevada.

Para este estudo contribuíram cerca de 25 empresas de médio tamanho e grande parte dos funcionários destas mesmas empresas. Através de alguns testes de personalidade e, claro está, de um questionário para averiguar a relação empregado/patrão, constatou-se que em média, 37% dos funcionários de uma empresa têm o hábito de “bajular” os seus superiores pelo menos duas vezes por meses.

Quanto aos motivos, os principais incidiram sobre o facto de precisarem de um favor, o facto de precisarem ou darem sinais de que merecem um aumento salarial ou até para criar mais empatia e uma relação de maior proximidade com aqueles que lhes são superiores na empresa.

Na realidade, uma percentagem muito pequena dos inquiridos afirmou nunca ter bajulado um superior seu com o intuito de conseguir algo em seu abono, sendo que estas 25 empresas não eram exclusivamente empresas finlandesas.

Vale o que vale. E tu, conheces muitos “lambe-botas”?