7 benefícios que um par de cornos pode trazer a um relacionamento

Não há uma definição concreta de “traição” e é difícil de dizer com exactidão quantas pessoas o fazem, mas é seguro dizer que é algo muito, muito comum. Agora, Anita Chlipala, terapeuta conjugal e familiar, disse ao Refinery29 que pensa que trair pode ser contagioso por isso, essencialmente, se estiveres perto de pessoas que acham que trair é OK, tens mais propensão a traíres também…

A verdade é que, mesmo que pareça difícil de acreditar, uma traição pode trazer benefícios para um relacionamento e aqui, damos-te a conhecer 7 deles, confere:

1. Acabas por descobrir mais cedo que aquele relacionamento não era o ideal para ti

Enquanto alguns casais ficam juntos e decidem trabalhar juntos para resolver os problemas, outros decidem que o melhor é a separação, isto depois de um ter descoberto uma traição da parte do outro elemento. Se decidires que a tua relação está terminada depois de teres sido traído/a, podes estar a poupar-te muito tempo no longo prazo (por mais parvo que possa parecer), pois é um forte sinal de que dificilmente funcionariam no futuro. Mais vale descobrires que estás com a pessoa errada cedo, não é?

2. As mulheres tornam-se muito mais fortes emocionalmente depois da traição

Aparentemente, as mulheres conseguem ficar muito mais fortes emocionalmente depois de serem traídas num relacionamento. Um estudo realizado na Binghamton University e na University College London constatou que apesar de as mulheres sofrerem mais do que os homens numa separação, por falarem mais sobre o assunto e pensarem mais nele, elas conseguem “sair por cima” muito melhor e tornam-se muito mais fortes.

3. Podes fazer mudanças positivas num relacionamento

Numa publicação que escreveu para o HuffPost, Betsy Ross, psicoterapeuta, escreveu que algumas pessoas olham para a infidelidade como um sintoma de problemas maiores num relacionamento. Se conseguires identificar concretamente quais esses problemas, poderás resolvê-los de forma muito mais eficaz. Em suma, uma traição pode fazer com que aprendas e tomes consciência de problemas nos quais nunca tinhas sequer pensado.

4. Podes olhar para o teu futuro companheiro/a de forma diferente

Se trair significa que o teu relacionamento está definitivamente acabado, podes, em algum ponto do teu futuro, dar por ti à procura de outro companheiro/a. Seres traído/a pode mudar a tua maneira de olhar para potenciais companheiros ou para futuros relacionamentos. Como já foi referido anteriormente, existem estudos a comprovar que as mulheres, depois de serem traídas, tornam-se mais inteligentes emocionalmente e isso pode mudar a forma de olhar para o futuro.

5. Irás comunicar melhor

Se tu e o teu companheiro/a decidirem manter-se num relacionamento e tentarem resolver as coisas depois de uma traição, provavelmente precisarás de melhorar as tuas habilidades de comunicação. Numa entrevista com a Reader’s Digest, Peggy Vaughan, especialista no assunto, explicou que uma maneira de reergueres o teu relacionamento passa por falares sobre possíveis affairs e problemas no teu relacionamento, bem como responder a quaisquer questões que o teu companheiro/a possa ter.

6. Pode validar a tua decisão de terminar um relacionamento

Terminar um relacionamento pode ser complicado. É difícil abandonar uma vida que tinhas em conjunto, sair da rotina que já tinhas e ao mesmo tempo, conseguires compreender aquilo que estás a sentir. Essencialmente, podes questionar se acabar o teu relacionamento é a coisa certa a fazer ou não. Mas em alguns casos, se descobrires uma traição, pode ser a “alavanca” necessária para que percebas que de facto, estás com a pessoa errada.

7. Vais aprender umas coisas acerca de perdoar

Quer consigas perdoar ou não um namorado/a depois de teres passado por uma traição, irás aprender decerto muita coisa acerca de perdoar. Algumas pessoas descobrem que precisam primeiro de se perdoar a elas pela culpa que possam ter tido e que de certa forma alavancou um possível affair. Outras pessoas descobrem que simplesmente têm de perdoar porque toda a gente merece outra oportunidade. E outras, claro, concluem que num caso de traição, não há perdão possível. No fundo, vais sempre conhecer-te um pouco melhor.