Vigarista nigeriano vende aeroporto falso por 242 milhões de dólares a banco internacional

Se este tipo não é o rei dos aldrabões, tem de estar bem perto disso. Emmanuel Nwude conseguiu a proeza de vender um aeroporto imaginário a um banco pela quantia absurda de 242 milhões de dólares, entre o ano de 1995 e de 1998.

Nwude era um antigo diretor do Union Bank of Nigeria, uma posição que o deixou muito próximo de contactos, informações e documentos que as outras pessoas desconhecem. Foi aí que começou tudo…

Na época, ele falou com o responsável pelo Central Bank of Nigeria, Paul Ogwuma, e com o diretor do banco Nelson Sakaguchi com uma proposta para o país de construir um aeroporto em Abuja.

Nwude, pretendendo ser o responsável pelo Central Bank, disse a Sakaguchi que ele podia receber uma comissão de cerca de 10 milhões de dólares e de forma incrível, Sakaguchi pagou-lhe 191 milhões de dólares em dinheiro, tal era o interesse que tinha!

Ao lado de Nwude, estavam Emmanuel Ofolue, Nzeribe Okoli e Obum Osakwe, bem como o casal Christian Ikechukwu Anajemba e Amaka Anajemba. Christian acabou por ser assassinado mais tarde.

O grupo convenceu mesmo o diretor de um banco brasileiro a entrar também com dinheiro para a construção daquele aeroporto. Em 1997, o banco espanhol Santander quis ficar com o Banco Noroeste e uma reunião foi realizada em dezembro desse ano. Os responsáveis pelo banco espanhol aperceberam-se que metade do capital do banco brasileiro estava desprotegido numa conta nas Ilhas Caimão, o que deixou suspeitas no ar.

Uma investigação foi feita no Brasil, Reino Unido, Nigéria, Suiça e Estados Unidos. Apesar dos donos dos bancos terem pago um total de 242 milhões de dólares, em 2001 tudo acabou por entrar em colapso.

Em 2004, todos os membros do “gang” foram levados ao tribunal de Abuja devido à burla e não foram considerados culpados! Em 2005, confusão entre os membros levou a que Amaka fosse preso, com uma sentença de 2 anos e meio.

Nwude tentou subornar alguns grandes responsáveis mas não conseguiu e por isso acabou por ser condenado também. Que esquema…