Estudo comprova que quanto mais gostas de chocolate, mais inteligente és

Finalmente alguém decidiu provar aquilo que os viciados em chocolate já sabiam há muito tempo – quanto mais chocolate ingeres, mais inteligente és. A investigação, publicada no Appetite, mostrou uma clara ligação entre a ingestão de chocolate e a performance cognitiva.

O estudo investigou 968 pessoas com idades compreendidas entre os 23 e os 98 anos de idade e analisou os seus hábitos alimentares e fatores de risco de problemas cardiovasculares, bem como as suas funções cognitivas. Constatou-se assim que comer chocolate regularmente estava significativamente associado a uma maior atividade cerebral…

A investigação constatou que o consumo habitual de chocolate estava significativamente associado a uma melhor performance em testes cognitivos relacionados com a memória do espaço, organização, raciocínio abstracto e memória fotográfica.

Aparentemente, o motivo são mesmo os flavanóis de cacau, um subgrupo dos flavanóis encontrados no chocolate. O chocolate preto é o que tem maiores níveis de flavanóis, enquanto que o leite e o chocolate branco têm menos. Níveis mais elevados de flavanóis são também encontrados no chá, no vinho verde e em algumas frutas como é o caso das uvas e das maçãs.

O estudo recente também sugeriu que comer chocolate pode mesmo “proteger contra o envelhecimento”, o que significa, se existiam dúvidas, que não é algo definitivamente exclusivo a crianças.

Gostas de chocolate?