A camada de ozono da Terra está a recuperar, de acordo com os especialistas

Os especialistas confirmaram recentemente que a camada de ozono terrestre está progressivamente a recuperar, através de um novo estudo realizado. O escudo protector da Terra é uma molécula inorgânica que existe numa camada da nossa estratosfera, sendo responsável pela absorção dos raios UV, que fazem mal quer aos humanos, quer ao planeta. Isto são óptimas notícias, pois não só significa que estamos protegidos como estamos mesmo a conseguir, ainda que não pelos melhores motivos, reverter alguns dos danos que nós próprios causados.

Confere:

Na realidade, a camada foi tão danificada que o “Protocolo de Montreal” teve de ser criado, no ano de 1987, onde todos os países pelo mundo fora tiveram de accionar medidas específicas para parar a utilização de alguns produtos químicos que contribuíam diretamente para o buraco de ozono.

Anara Banerje, líder do estudo, disse: “Este estudo traz evidências bastante conclusiva sobre a eficácia do Protocolo de Montreal. Não só a camada de ozono terrestre está lentamente a recuperar como está a provocar inclusive algumas mudanças positivas nos padrões de circulação do ar. O desafio neste estudo era provar a nossa hipótese de que a recuperação da cama está mesmo a provocar estas mudanças na circulação atmosférica e que não se trata apenas de uma coincidência”.

Se a tendência se permanecer, o ozono acima do hemisfério norte poderá estar recuperado a 100% por volta de 2030s.

Boas notícias!