A cerveja tem probióticos que protegem a flora intestinal e beneficiam a nossa saúde

Não são precisos motivos para desfrutar a qualquer momento de uma boa cerveja mas pelos vistos, agora é a vez da ciência apelar às pessoas para os benefícios da bebida. Diferentes investigações já conseguiram comprovar os benefícios da cerveja e agora, consta-se que há uma classe especial da cerveja que nos ajuda a prevenir doenças e a melhorar o funcionamento do nosso organismo.

O especialista Eric Claasseen, professor da Universidade de Amesterdão, é um especialista em bactérias intestinais e assegura que quanto mais fermentada for a cerveja, maior a sua quantidade de probióticos, as bactérias “boas” que servem para eliminar os microorganismos do nosso corpo. Existem cervejas que são fermentadas em duas ocasiões diferentes: no fabrico e no engarrafamento. Esta dupla fermentação provoca um sabor mais seco e forte na bebida, mas também aumenta a quantidade de probióticos no líquido.

A segunda fermentação utiliza uma levedura diferente e aparentemente, é esta a responsável por criar as substâncias que eliminam as bactérias nocivas dos nossos intestinos. As cervejas do tipo Hoegaarden, Westmalle Tripel e Echt Kriekenbier são as que passam por este processo de dupla fermentação, e contêm mais de 50 milhões de organismos probióticos.

Ao eliminar as bactérias nocivas do corpo, estas cervejas ajudam a prevenir doenças como a demência ou o cancro nos intestinos, para além de melhorarem a digetão.

Surpreendidos?

Fonte: Independent