A juventude só termina aos 34 anos de idade e não há nada que possamos fazer relativamente a isso

Por muito que te exercites e tenhas uma forma física invejável, pelos vistos internamente as coisas funcionam de maneira diferente, porque mesmo que aparentes mais novo do que aquilo que és, a realidade é que dentro do teu organismo, a juventude prolonga-se até aos teus 34 anos de idade.

Na Universidade de Stanford, foi realizado um estudo com 4.263 pessoas, com idades compreendidas entre os 18 e os 95 anos, em que fizeram uma análise ao plasma, isto é, à parte do sangue que não tem células, para ver as diferenças nas 373 proteínas nele encontrado.

Os resultados mostraram que quando são cumpridos os 34, os 60 e os 78 anos, isto corresponde às etapas de idade adulta jovem, idade média e por fim, velhice. Anteriormente, pensava-se que as alterações no corpo eram apresentadas de forma gradual mas ao chegarmos a estas idades, quase como se fossem checkpoints, o nosso corpo manda automaticamente sinais e os níveis proteicos começam a variar.

O director da investigação, o Dr. Tony Wyss-Coray, explicou: “As proteínas são os cavalos de batalha das células constituintes do nosso corpo e quando os seus níveis relativos sofrem mudanças substanciais, significa que tu também mudaste”.

Outros dados importantes consistem no facto de os especialistas terem encontrado 46 proteínas ligadas directamente com o processo de envelhecimento, o que permitirá no futuro intervir directamente sobre eles para reverter ou retardar o processo.

O que dizer?