A Máfia Italiana está a oferecer comida aos mais necessitados devido à pandemia do coronavírus

Sabemos bem que um dos lugares mais afectados pela pandemia do coronavírus é Itália, com milhares e milhares de infectados e mortos, já para não falar da grande crise económica que se está a instaurar. A situação é tão grave que a própria máfia italiana está a entregar alimentos a quem tenha ficado sem trabalho ou fonte de rendimento, ainda que alguns acreditem que existem outras intenções por parte deles para além da de ajudar a população…

Cerca de um milhão de trabalhadores no sul de Itália ficaram sem fontes de rendimento e é justo dizer que é nessa região que há uma maior presença da máfia. De acordo com o que foi reportado, muitos membros da máfia têm sido vistos por Nápoles, Palermo, Campania, Calabria, Sicilia e Puglia, sobretudo nas regiões mais pobres, para a entrega de alimentos.

A verdade é que muitos analistas dizem que provavelmente, o principal objectivo da máfia é o de “ganhar a simpatia” das pessoas que hoje em dia vivem grandes dificuldades, para mais tarde poder tê-los como “trabalhadores”. Federico Varese, professor de Criminologia na Universidade de Oxford, explicou:

“São organizações que aspiram a governar territórios e mercados. Estas acções da máfia não são presentes. A máfia não faz nada pelo seu coração amável: isto são favores que todos terão de pagar, de uma forma ou de outra, pegando numa pistola, traficando droga ou procurando um fugitivo, por exemplo”.

Fonte: The Guardian