A maior Super Lua de 2020 vai iluminar o céu esta semana

Com as pessoas do mundo inteiro confinadas em casa devido à pandemia do coronavírus, a necessidade de entretenimento tem sido cada vez maior e felizmente, se tiveres uma janela/jardim/varanda, vais poder passar algum tempo a apreciar a beleza de uma Super Lua. Explicando exactamente o que é uma Super Lua, Tania de Sales Marques, astrónoma que trabalha com o Royal Observator, disse que tinha tudo que ver com o perigeu – o ponto de órbita da lua em que esta se encontra mais próxima da Terra…

Em conversa com a Newsweek, ela disse: “O que comummente chamamos de Super Lua acontece quando a lua se aproxima de nós, no perigeu, seja em fase de lua cheia ou de lua nova. Assim, uma lua cheia também é uma Super Lua, quando essa sua fase coincide com o perigeu”. “Uma lua cheia a coincidir com o perigeu é um evento anual mas como uma Super Lua não está definida de forma assim tão estrita, o limite para aquilo que é considerado Super Lua pode variar, incluindo até luas cheias que se aproximam do perigeu. Esta definição mais relaxada pode dar-nos mais de uma Super Lua por ano”, concluiu.

Estima-se que durante este fenómeno a Lua se aproxime a uma distância de 356.906.557 quilómetros da Terra, sendo que a fase do perigeu acontece às 18h08 de 7 de abril, mas o instante da fase da Lua Cheia tem início às 3h35 do 8 de abril.

Fiquem atentos!