A preparação de Singapura para o COVID-19: os outros países deviam tirar notas

O coronavírus não é o primeiro pesadelo epidemiológico enfrentado por Singapura e talvez tenha sido por isso que o país se conseguiu preparar tão bem para o coronavírus, depois de terem retirado lições importantes com o SARS, vírus que afectou o país em 2002-2003.

O SARS, com origem na China e que matou 33 pessoas em Singapura, foi o que gerou uma grande revisão do sistema público de saúde no país em questão e de acordo com Martin Hibberd, investigador de doenças infecciosas que trabalhou em Singapura durante o surto de SARS, Singapura percebeu que precisava de investir fortemente no seu sistema de saúde, de forma a poder preparar-se para eventos similares no futuro.

Isto levou a novos métodos de controlo nas viagens e a uma nova infraestrutura de saúde. Quando o H1N1, trivialmente conhecida por Gripe A, surgiu no ano de 2009, eles tentaram aplicar aquilo que aprenderam da sua experiência com o SARS.

Agora, com o surto de COVID-19, Singapura parece estar melhor preparada para atacar o desafio, tendo aplicado medidas de controlo muito estritas no que a viagens diz respeito, com o intuito de identificar indivíduos doentes. A Coreia do Sul também acabou por colocar este tipo de controlo em vigor nos aeroportos…

Esta medida, de tirar a temperatura de cada pessoa que aterra no país, permite descobrir possíveis infectados e assim, facilita ao processo de encontrar as pessoas com quem os infectados estiveram nos últimos tempos. Vários países seguiram o exemplo de Singapura, como é o caso de Hong Kong, Coreia do Sul, Japão ou Taiwan e eventualmente, eventos públicos foram cancelados, escolas foram fechadas e foi aconselhado às pessoas que permanecessem em casa.

Tudo isto resultou num número consideravelmente baixo de infectados, comparado com China ou com Itália, por exemplo. Singapura, Japão e Hong Kong desenvolveram os seus próprios testes para o COVID-19 assim que as sequências genéticas do coronavírus saíram a público, tendo aumentado e acelerado a produção dos materiais necessários para realizar os testes.

O que dizer?