Abriu uma escola em Espanha que ensina a arte da prostituição

Pois é, a Associação de Profissionais do Sexo, Aprosex, é a responsável por ter providenciado um curso que ensina a ser prostituta, um curso com quatro horas intensivas de duração.

O que se diz é que a prostituição é o ofício mais antigo do mundo todo e assim sendo, faz sentido existirem métricas e regras a seguir para exercer. Conxa Borrell é prostituta há muito tempo e é a presidente da Aprosex. Em conjunto com Cristina Garaizabal, psicóloga clínica com mais de trinta anos de experiência no mundo do sexo, vão leccionar este curso em Barcelona, onde está a sede da sua associação.

A Aprosex também funciona como uma ONG que luta pela defesa dos direitos das trabalhadoras sexuais. A sua principal tarefa é a normalização e legalização desta profissão, não só em Espanha mas no resto dos continentes. Em Espanha, a prostituição não é ilegal, ainda que também não seja propriamente legal. Cada município tem o poder de regular o exercício em questão em espaço público e o Código Penal, esse sim estabelece as penas por prostituição de menores, prostituição forçada ou o ato de lucrar a partir da prostituição de outra pessoa.

Esta escola, única no mundo, planeia mesmo abrir outra sucursal em Madrid. O curso tem um valor de 45 euros e converte profissionais a estudantes em 4 horas de aulas intensivas. “Todas as profissões aprendem e a prostituição não é excepção”, disse Borrell. “Ensinamos todos os temas referentes a exercer este ofício, desde o mais básico, como fazer agenda e escolher os locais, até ao mais complexo, como saber dizer não a um cliente, por exemplo”.

O programa está dividido em vários módulos: “Porque é que quero dedicar-me à prostituição?”, “Sinto-me preparada para exercer esta profissão”, “Marketing para trabalhadoras sexuais” ou “Estado e Segurança Social” são alguns deles.

O que dizer?