Administração de Trump autoriza “bombas de cianeto” para matar animais selvagens

Pois é, a administração de Donald Trump voltou a autorizar o departamento de Wildlife Services a utilizar dispositivos venenosos controversos, conhecidos como “bombas de cianeto”, para matar uma série de animais selvagens por todos os Estados Unidos da América.

As armadilhas, intituladas M-44s, têm na sua constituição cianeto de sódio, principalmente. Os Wildlife Services vão então passar a utilizar outra vez estes recursos para matar um número absurdo de animais selvagens, como já fizeram no passado. Em 2018, por exemplo, os serviços em questão mataram mais de 1.5 milhões de animais selvagens, incluindo esquilos, lobos, corujas ou ursos…

Recentemente, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos anunciou que vai permitir o uso contínuo das M-44s por todo o país, de acordo com o que reportou o Guardian. No entanto, a utilização destas bombas está a ser criticada por muita gente, uma vez que acabam por causar a morte de espécies em vias de extinção e animais domésticos.

Em 2017, por exemplo, um adolescente chamado Canyon Mansfield estava a passear com o seu cão em Pocatello, Idaho, quando o cão pisou numa dessas bombas, tendo acabado por matar o animal quase que instantaneamente, fazendo ainda com que o jovem fosse parar ao hospital. Este caso trouxe as bombas de cianeto para “praça pública” e assim, é normal que muita gent esteja a criticar o uso das mesmas…

O que dizer?

Fonte: DN