Alterações climáticas causam um “boom” no nascimento de aranhas

As mudanças climáticas estão a impactar o mundo em maneiras que nenhum de nós esperava. Agora, os cientistas descobriram que está a haver um “boom” no nascimento de aranhas bebés. Apesar de muito do foco das alterações climáticas estarem relacionadas com o derretimento das calotes polares ou com situações pontuais de temperaturas extremas, consta-se que também conseguem mesmo afectar muitas espécies.

O facto do planeta estar cada vez a aquecer mais é uma ameaça a muitas criaturas que vivem na Terra, incluindo humanos, mas o que se tem visto são algumas espécies de aranhas a adaptarem-se a estas temperaturas superiores para seu benefício, sendo que se têm procriado cada vez mais…

Um novo estudo, liderado por Toke Høye do Arctic Research Centre and Department of Bioscience na Universidade de Aarhus, na Dinamarca, constatou que algumas espécies como as aranhas-lobo já se estão a adaptar às condições de temperaturas mais elevadas, e como resultado, têm conseguido fazer duas posturas de ovos durante o verão, em vez de uma como seria usual.

As informações obtidas sobre as aranhas-lobo já datam há quase 20 anos, sendo que os investigadores estão a investigar a espécie como parte do programa Greenland Ecosystem Monitoring.

O fenómeno tem ocorrido em latitudes mais quentes, claro está, mas não foi observado no Ártico.

Com isto, fica a dica: se a ameaça de viver num planeta estéril e derrotado pelo calor não te encoraja a reduzires a tua pegada de carbono, então talvez a ameaça de ser invadido por aranhas o faça…