As mulheres precisam de dormir mais do que os homens porque o cérebro delas trabalha mais, de acordo com a ciência

A ciência confirmou mesmo que as mulheres têm um cérebro mais complexo, o que sugere que precisam de mais horas de sono para conseguirem recuperar. O professor Jim Horne, diretor do Sleep Research Centre, da Universidade de Loughborough, tem uma explicação específica acerca da importância do sono:

“Para as mulheres, uma noite mal dormida está fortemente associada a altos níveis de stress psicológico e a maiores sentimentos de hostilidade, depressão e raiva. Estes sentimentos no entanto, não se verificam quando um homem tem uma noite menos bem dormida”.

“Uma das maiores funções do sono é permitir o cérebro recuperar e reparar-se. Durante as fases de sono profundo, o córtex – parte do cérebro responsável pela memória, linguagem e adiante – desliga-se dos sentidos e entra em modo de recuperação”.

“Quanto mais usas o cérebro durante o dia, mais precisas de recuperar e consequentemente, mais horas precisas de dormir. As mulheres tendem a fazer muitas coisas ao mesmo tempo – conseguem fazê-lo e são mais flexíveis. Por isso, usam mais do seu cérebro diariamente, quando comparado com os homens. Por isso, precisam de dormir mais do que os homens”.

Acontece que o professor explicou que o cérebro das mulheres é “conectado” de maneira diferente do cérebro masculino e por ser mais complexo, elas necessitam de dormir um bocadinho mais, comparadas com eles.

Tinhas ideia?