As pessoas que têm mais dificuldades em sair da cama são mais inteligentes, de acordo com um estudo

Se és daquelas pessoas com muita dificuldade em sair da cama e o teu melhor amigo (ou inimigo, dependendo do ponto de vista) é o ‘snooze’, não significa necessariamente que és preguiçoso/a – na realidade, pode mesmo ser um sinal da tua inteligência.

Uma nova investigação mostrou que aqueles que têm mais dificuldade em levantarem-se da cama pela manhã são potencialmente mais inteligentes, criativas e até felizes quando comparadas com as pessoas madrugadoras. Esta teoria foi exposta num estudo realizado na London School of Economics, liderado pelo psicólogo Satoshi Kanazawa e intitulado Why Night Owls Are More Intelligent…

Em conjunto com o editor da Psychology Today Kaja Perina, que co-escreveu o estudo, eles realçam que apesar de o ‘snooze’ ser uma opção já disponível há algum tempo, o conceito é relativamente novo para os nossos corpos se adaptarem.

Utilizar o ‘snooze’ e reajustar isto a um novo estilo de condições de sono significa que tens maior inteligência do que os teus contemporâneos, de acordo com Kanazawa e Perina. Kanazawa explicou:

“Todas as espécies na natureza, desde organismos unicelulares até aos mamíferos, têm um ciclo diário de atividade chamado ciclo circadiano.

No entanto, os humanos, à diferença dos outros mamíferos, têm uma habilidade única – consciente e cognitivamente – de conseguirem controlar os seus relógios biológicos e ritmos durante o dia. Em outras palavras, pelo menos para os humanos, o ciclo circadiano não é inteiramente uma questão de genética.

Afinal de contas, os humanos podem escolher a que horas querem ir dormir e a que hora querem acordar, podendo escolher ser mais madrugadores ou não”.

Assim, de acordo com o estudo, ignorares o teu alarme inicial e acordares posteriormente “à tua maneira” significa que és mais propenso a seguir as tuas ambições e a encontrar soluções para os teus problemas. De acordo com os autores do estudo, este tipo de iniciativa de “adiar o acordar”, é sinal de que és mais criativo/a e independente.

E tu, madrugas ou és o melhor amigo/a do ‘snooze’?