As pessoas que têm olhos azuis têm mais tendência a tornarem-se alcoólicas

Quem o afirma é Arivis Sulovari: “A cor dos olhos pode ser útil para o diagnóstico de dependência de álcool”. Nesta investigação, ele e a sua equipa conseguiram concluir que as pessoas com olhos claros – cinzas, verdes e, principalmente, azuis, possuem mais tendência para o alcoolismo.

O estudo analisou o perfil genético de 1263 pessoas com ascendência europeia diagnosticados como viciados em álcool…

Tendo em conta diversas variáveis como idade, género e etnia de cada pessoa envolvida no estudo, a associação do álcool com as pessoas de olhos claros manteve-se inalterada. O conjunto de genes responsável pela cor dos olhos continuava a interagir significativamente com o grupo relacionado ao alcoolismo, influenciando inclusive nos efeitos de ambos.

Enquanto isso, aqueles que apresentam olhos castanhos escuros têm chances bem menores de se tornar alcoólicos. Os investigadores querem agora ampliar o estudo, replicando os resultados para averiguar se há realmente uma relação cientificamente válida.

Se ela for admitida, o desafio maior será determinar se é causada por fatores genéticos, ambientais ou uma mistura de ambos. Até lá, podemos garantir que esta descoberta é uma grande oportunidade para os investigadores compreenderem melhor os mecanismos do alcoolismo, que ainda são pouco compreendidos pela ciência.

Tinhas esta ideia?