Beber com moderação melhora a saúde do teu cérebro e as tuas habilidades cognitivas

Existe a crença popular de que o álcool faz mal à saúde e se já saiu uma série de estudos a constatar o contrário, eis que vamos juntar mais um a essa extensa lista.

O álcool, em moderação, faz-te bem. Recentemente, um projeto de investigação quis perceber a influência de bebidas que afectam as nossas células cerebrais e chegou-se à conclusão de que o consumo moderado de álcool resulta numa função cognitiva melhorada e uma melhor saúde geral do cérebro a longo prazo…

O estudo foi levado a cabo durante um período de 12 anos e no mesmo, participaram 19.887 pessoas, sendo que todas elas foram submetidas a exames cognitivos e de vocabulário, primeiro para poderem entrar nas estatísticas e segundo para medir eventuais conexões entre o álcool e as suas habilidades.

A palavra chave do projeto: MODERAÇÃO. E os resultados mostram claramente isso. Segundo as análises, as funções cerebrais, incluindo o uso do vocabulário e a memória das palavras diminuem acentuadamente para o caso dos “borrachões”. Mas o que é que é considerado moderado? Bem, o estudo concluiu que para os homens, 15 bebidas por semana é moderação mas para as mulheres, o número desce para 8.

Foi possível concluir que o consumo moderado pode levar a um bom uso do vocabulário e a funções cognitivas melhoradas, de forma geral. Assim, já sabes: se quiseres chegar aos 65 anos em grande, então está na hora de beber de maneira responsável e inteligente.