Beber tequila ajuda no fortalecimento dos ossos

Se precisavas de motivação para abrir uma garrafa de tequila, eis que um estudo recente veio revelar os seus benefícios para a saúde dos nossos ossos. É uma das bebidas mais tradicionais do México e bebê-la tornou-se numa parte importante do estereótipo mexicano – para o bem e para o mal, visto que muitos remédios caseiros são feitos com base nesta mesma bebida.

Agora, pelos vistos, para além de cuidar o coração em casos de desgostos amorosos, veio-se a saber que a bebida também ajuda no fortalecimento dos ossos…

A tequila traz alguns benefícios para a saúde na medida em que controla os níveis de colesterol, diminui os sintomas de gripe e acelera o processo digestivo, isto tomado nas proporções certas. Também ajuda em problemas como a osteoporose e este estudo recente veio comprovar essa ajuda.

A osteoporose é uma condição que afecta quase 200 milhões de indivíduos no mundo inteiro e devido ao processo de envelhecimento, depois dos 35 anos, a densidade dos ossos vai diminuindo. Assim, existem diferentes tratamentos e estudos para melhorar as condições de vida das pessoas que padecem deste problema.

Felizmente, uma investigação levada a cabo pela doutora Mercedes López, publicada na Science Daily, concluiu que as substâncias presentes na tequila ajudam mesmo ao fortalecimento dos ossos, sendo que a análise da planta azul agave tequilana mostrou uma alta concentração de frutanos, um polímero formado por moléculas de frutose. Em combinação com os micróbios intestinais, os frutanos de agave favorecem a absorção de cálcio e magnésio, o que significa que o corpo vai produzir mais osteocalcina, a hormona encarregue de fortalecer os nossos ossos.

Surpreendidos?