Beber um pequeno copo de álcool diariamente pode aumentar a tua probabilidade de viver até aos 90 anos

É fim de semana, o que só pode significar uma coisa: toda a gente está a preparar-se para uma noite de copos, antes na rua e hoje provavelmente em casa com pouca gente, devido ao período pandémico que vivemos.

A verdade é que devemos limitar o nosso consumo de álcool o máximo possível mas um novo estudo permitiu constatar que beber álcool diariamente pode aumentar drasticamente a tua probabilidade de chegar aos 90 anos…

O estudo, levado a cabo por uma equipa de investigadores no Maastricht University Medical Center, na Holanda, sugere que beber álcool de forma moderada pode ser uma boa decisão para ter uma vida longa e duradoura, pelo menos quando comparado a uma total abstenção do mesmo.

Os cientistas analisaram os dados de mais de 5,000 homens e mulheres nascidos entre 1916 e 1917 utilizando informações do Netherlands Cohort Study. Os participantes foram inquiridos acerca dos seus hábitos no que toca ao consumo de álcool em 1986, quando estavam nos seus 60s, e foram seguidos pelos investigadores até aos 90 anos.

Os resultados, publicados no Age and Ageing, mostra que 34% das mulheres e 16% dos homens sobreviveram até essa idade, sendo que aqueles que bebiam 5-15 g/d de álcool mostraram a “maior probabilidade de chegar aos 90”. A quantidade de álcool mencionada é o equivalente a um pequeno copo de vinho ou a uma cerveja. No entanto, ingerir mais de 15g de álcool mostrou ter o efeito adverso, sendo que consumos diários maiores levaram a mortes prematuras, de acordo com o mesmo estudo.

A chave é, claro está, a moderação.