Bebidas espirituosas tornam-te num bêbedo mais agressivo/a

Two arguing men about to fight

É sabido que o álcool pode mudar dramaticamente uma pessoa e bem, em alguns casos, consegue mesmo afectar seriamente as suas emoções. Agora, uma equipa de investigadores quis tentar constatar que tipo de álcool te deixa alegre e que tipo de bebidas são capazes de te deixar completamente miserável…

O inquérito internacional, que foi depois publicado no BMJ Open, revelou que o vinho tinto é a bebida mais ligada ao relaxamento e ao cansaço, enquanto que as bebidas espirituosas estão associadas a sensações de energia, confiança e sensualidade…bem como de raiva e tristeza.

30 mil pessoas, de 21 países diferentes e com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos de idade, responderam a um questionário online anónimo que permitiu constatar como certos tipos de bebidas alcoólicas estão relacionadas com emoções em particular. As pessoas entrevistadas consumiram bebidas espirituosas e vinho tinto, bem como cerveja, no ano passado.

Cerca de 53% dos participantes disseram que beber vinho tinto os faz sentir relaxados, enquanto que 59% das pessoas disseram que consumir bebidas espirituosas estava associado a uma forte sensação de confiança.

No entanto, o consumo de bebidas espirituosas também está associado a sentimentos negativos, sendo que 30% dos participantes disseram que a ingestão das mesmas já as levou a ser agressivas. Por outro lado, 60% afirmaram que o vinho tinto as fazia sentir cansaço.

O cu-autor do estudo Mark Bellis, da Public Health Wales NHS Trust, disse que apesar de as razões para estas associações serem complexas e precisarem de mais investigação, espera que o estudo encoraje as pessoas a pensar no álcool que consomem.

Já te relacionaste com alguns destes sentimentos a consumir bebidas espirituosas?