Cientistas conseguem, de forma incrível, transformar stress em electricidade

Consideras-te uma pessoa super stressada? Andas sempre a mil e a tua cabeça raramente te dá um descanso? Pois bem, assim sendo o melhor é cancelares o teu contrato com a EDP. Acontece que um grupo de cientistas conseguiu, incrivelmente, transformar o stress…em electricidade.

Os responsáveis por isto foram os investigadores do Laboratórios Federais Suíços de Ciência e Tecnologia de Materiais (EMPA), que criaram um novo material orgânico que é flexível e gera electricidade a partir do stress. No futuro, pode ser utilizado como sensor que pode ser integrado na roupa ou até implantado no corpo para criar um ‘pacemaker’…

Este novo material de borracha consegue converter movimentos mecânicos em cargas eléctricas e a corrente vem de uma polarização interna que se altera quando a borracha está mecanicamente stressada.

Este efeito, descoberto em cristais, já é utilizado em várias aplicações tais como dispositivos de reprodução de sons analógicos, por exemplo, mais propriamente na maneira em como as agulhas são guiadas sobre as faixas num vinil para gerar vibrações mecânicas. Acontece que este material, no entanto, é difícil de produzir, sendo que é constituído por nanopartículas e elastómero.

Muito curioso.