Cientistas criam vodka com plantas cultivadas em Chernobyl

Só existe uma bebida perfeitamente adequada para desfrutar dos episódios da série Chernobyl. Estamos a falar de ATOMIK, uma vodka criada com plantas cultivadas em Chernobyl. Depois de 33 anos do acidente nuclear na cidade, as autoridades da Ucrânia estão a encontrar novas formas de reativar a economia das áreas abandonadas. Assim, ocorreu-lhes que uma bebida destilada pudesse ser uma boa ideia e depois de muito trabalho, concretizaram…

Esta vodka foi criada por cientistas da Ucrânia e do Reino Unido, que trabalharam durante mais de três anos para conseguirem isolar a radioatividade dos ingredientes cultivados na zona de Chernobyl. A ideia deste projecto é fundar toda uma empresa chamada The Chernobyl Spirit Company que se dedique à fermentação de bebidas e a bodka ATOMIK, com 40 graus de álcool, será o seu cartão de apresentação.

O professor Jim Smith, da Universidade de Portsmouth, esteve envolvido no processo de criação desta vodka e disse que é seguro consumi-la. Ainda que ao princípio, as plantas mostrassem um grau de radioatividade a rondar os 20 Bqs, no momento de serem fermentadas e destiladas, esse nível reduziu. A ATOMIK é feita com água mineral dos aquíferos subterrâneos de Chernobyl, pelo que também esse líquido foi avaliado e tratado até ser completamente seguro.

Esta bebida será o início de novos projetos que procuram melhorar a situação económica das pessoas que vivem perto daquela zona. A Chernobyl Spirit Company tem mesmo planeada uma produção a pequena escala para finais de 2019.

Bebias esta vodka?