Cientistas desenvolvem robô para examinar a garganta de pacientes com suspeita de COVID-19

Uma equipa de investigadores da Universidade do Sul da Dinamarca (SDU) desenvolveu um robô que é capaz de examinar a garganta de pacientes com suspeita de coronavírus. O robô, o primeiro do género no mundo inteiro, entrará em atividade no final de junho, de acordo com o que reportou o Daily Mail. O braço foi criado com tecnologia de impressão 3D.

Com precisão, o robô consegue extrair amostras do local na garganta que precisa de ser examinado para detectar a presença do vírus…

O autómato recolhe o material e deixa-o num frasco, fechando-o com uma tampa. O processo não tem participação humana, o que reduz o risco de expor os profissionais de saúde ao coronavírus.

“Atualmente, profissionais da Saúde realizam estes exames para detectar a presença de coronavírus mas as condições de trabalho pode ser desafiantes”, disse Kim Brixen, diretora de um hospital universitário em Odense, na Dinamarca.

Por causa da urgência derivada da pandemia com que todos lidamos, os cientistas trabalharam em tempo recorde para desenvolver o robô. Eles disseram acreditar que o autómato poderá ser utilizado em situações que envolvam outros tipos de vírus. Muito bom.