Cogumelos mágicos podem fazer “reset” ao cérebro e curar a depressão

De acordo com um novo estudo, papar cogumelos mágicos pode mesmo fazer um “reset”ao cérebro das pessoas que sofrem de depressão.

Depois de permissão legal para tal, alguns cientistas deram cogumelos que continham psilocibina a 19 pacientes que sofriam de depressão e que não conseguiram ser curados através dos métodos convencionais.

Eles viram que as radiografias dos cérebros dos participantes mostraram que os seus “circuitos neurais” foram como que reiniciados, tirando-os do seu estado de depressão.

O Dr. Robin Carhart-Harris, que gere o Psychedelic Research na Imperial e que foi o líder deste estudo, disse ao Independent que muitos dos pacientes se sentiram “reiniciados” depois do tratamento e que tinham sentido o seu cérebro a ser desfragmentado.

“Mostrámos pela primeira vez mudanças óbvias na actividade cerebral das pessoas em estado de depressão que foram tratadas com psilocibina, depois de estas não terem correspondido aos tratamentos convencionais”, completou Robin.

A psilocibina causa alucinações a nível da visão e audição, um sentido distorcido do tempo e também pode alterar a percepção.

Eis as palavras de Dr. Stephen Ross, director do sector psiquiátrico do NYU Langone Medical Center, que realizou um estudo idêntico no ano passado: “Temos um pequeno sistema que, quando estimulado, produz estes estados alterados que foram descritos como estados espirituais e até místicos em diferentes ramos”.

Imaginavas que o uso de psicadélicos pudesse tratar doenças mentais como a depressão?