Comprimidos de fezes congeladas podem ser a cura para a obesidade

Parece que chegou uma grande ajuda para o combate à obesidade. O pequeno problema aqui é que essa ajuda é uma medicação que podemos afirmar ser, e justamente, algo nojenta. Acontece que um grupo de cientistas constatou que algumas alterações na flora intestinal podem estar associadas à obesidade e a solução são…comprimidos de fezes.

Isso mesmo. Com recurso a estes comprimidos de fezes saudáveis de outras pessoas, consta-se que o corpo fica com menos tendência em acumular gordura. O estudo, que já foi testado em roedores, será testado pela primeira vez em humanos este ano.

A pergunta aqui é: tu estavas disposto a submeteres-te a algo assim?

Elaine Yu, professora assistente e investigadora no Massachusetts General Hospital, será a responsável por liderar este estudo onde serão recolhidas amostras de fezes saudáveis para se fabricarem comprimidos das mesmas congeladas e serem administradas a 20 pessoas com obesidade.

Depois de tomarem os comprimidos durante seis semanas, todos os pacientes serão vigiados e verão o seu peso a ser controlado durante os três, seis e doze meses seguintes. Pede-se a todos eles que mantenham os seus hábitos de alimentação, para constatar se os comprimidos por si só têm a capacidade de curar a obesidade.

Que é um método estranho, lá isso é. Mas com a ciência não se brinca…