Crise no Iémen força famílias a alimentarem-se de folhas

A situação no Iémen está realmente muito complicada, sendo que o desespero por comida está a levar os habitantes da vila de Al-Mashradda a cozer folhas de árvores para conseguirem meter qualquer coisa no estômago. As folhas, conhecidas localmente como halas, são cozidas e posteriormente, é feita uma pasta consistente com elas.

A guerra civil que tem afectado muito o país desde 2015 foi descrita como “a pior crise humanitária do mundo” e o nível de caos e de pobreza está nos limites. Aproximadamente 3/4 da população do Iémen necessitam de ajuda médica e as crianças têm crescido subnutridas, sendo que as famílias não têm dinheiro para comprar leite, e muito menos medicamentos…

Alguns grupos de apoio têm dado o seu melhor para tentar providenciar apoio a estas pessoas mas não é realmente fácil chegar a toda a gente. Apesar de ser considerada uma das piores crises humanitárias falando em história recente, muito do que se está a passar no Iémen permanece “na sombra” perante a comunidade internacional.

O Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas lançou recentemente um relatório a afirmar que o Iémen se vai tornar no país mais pobre do mundo se estes conflictos permanecerem até 2022. Seguindo esta trajectória, projecta-se que 79% da população viva no limiar da pobreza em 2022.

Muito, muito complicado.