Dar uma rapidinha antes do treino é positivo e pode ajudar a produzir testosterona

Os atletas têm muitas regras e procedimentos que têm de seguir antes de treinar ou competir, como uma dieta específica, momentos de descanso, não beber álcool e em alguns casos até a abstinência de atividade sexual, uma vez que supostamente a mesma poderia trazer problemas em termos de performance.

Agora, um novo estudo veio desmentir este velho mito do mundo do desporto, uma vez que ficou comprovado que uma “rapidinha” antes do treino é algo positivo, pois ajuda à motivação dos atletas e por não representar um esforço físico considerável.

A Universidade McGill, de Montreal, Canadá, conduziu este estudo e concluiu que não existe nenhuma evidência fisiológica que sustente a teoria de que ter relações sexuais antes de competir possa ter um impacto negativo no desempenho de um atleta. Pelo contrário, pode até trazer vantagens, porque afinal de contas, trata-se de produção de testosterona.

Ian Shrier, especialista em medicina desportiva na mesma universidade, falou sobre o assunto: “Dizem que momentos de intimidade antes de uma competição pode afectar o desempenho de duas maneiras: ao cansar-te e deixar-te debilitado no dia seguinte e ao afectar o teu estado mental e psicológico. Nenhuma destas, porém, conseguiu ser provada convenientemente”.

Pelo contrário, o estudo demonstra que uma rapidinha consegue mesmo queimar as mesmas calorias do que quando se sobem umas escadas, não representando assim um desgaste significativo que se revele comprometedor de uma performance numa competição.

No que toca ao aspecto psicológico, não existe nenhum estudo que confirme ou refute a teoria de que fazer amor antes de um treino afecte a motivação de um atleta e o faça distrair-se com maior facilidade ou desvie o mesmo dos seus objectivos. Assim, se estás dentro do mundo do fitness, não tens nenhuma desculpa para não fazeres o que tens a fazer com a tua companheira/o antes do treino, porque pode mesmo ajudar a melhorar o teu rendimento.

Faziam ideia?