De acordo com a ciência, o álcool ajuda-te a falar uma língua estrangeira melhor

E se te dissermos que é possível que consigas falar melhor uma língua estrangeira depois de beberes uns copos?

Um grupo de investigadores conduziu uma experiência, que foi inclusive publicada recentemente no Journal of Psychopharmacology, e que permitiu perceber que as pessoas falam de facto línguas estrangeiras mais fluentemente depois de ingerirem uma dose baixa de álcool…

O estudo envolveu 50 alemães, todos eles a estudar na Universidade de Maastricht, na Holanda. Cada pessoa no estudo afirmou que bebia álcool ocasionalmente e como as aulas eram dadas em holandês, eles tiveram de fazer um exame para mostrar que estavam aptos para falar aquela língua.

A cada um dos 50, pediu-se que tivessem uma conversa casual em holandês, com a duração de 2 minutos, com um entrevistador. Depois, dividiram os participantes por grupos e uns beberam água antes da entrevista e outros beberam álcool, em quantidades moderadas, claro está.

Todas as conversas foram gravadas e posteriormente avaliadas por dois holandeses nativos e surpresa das surpresas – aqueles que tinham bebido álcool apresentaram, de forma geral, melhores resultados do que aqueles que tinham bebido água!

Curiosamente, também foi pedido a cada um dos participantes que fizesse uma auto-avaliação da sua entrevista e aqueles que beberam álcool antes não mostraram estar mais confiantes ou agradados com os seus resultados, apesar de terem tido uma melhor prestação.

Os resultados de ambos os grupos foram idênticos em termos de gramática, vocabulário e argumentação mas pelos vistos, aqueles que beberam antes demonstraram mais fluência no discurso e uma melhor pronúncia.

E esta?