Pois bem, para os mais desatentos, o PAN veio apoiar recentemente a abolição dos provérbios com animais. Na óptica deles, expressões como “pegar o touro pelos cornos” ou “gato escaldado de água fria tem medo” são desadequadas pois podem trivializar a crueldade dos animais.
Agora, como se não bastasse, o partido quer também banir os emojis de animais, isto porque “cada animal é uma entidade única e estar a generalizar todos eles, tão singulares e diferentes, num emoji não deve, de todo, ser feito”.
Words matter, and as our understanding of social justice evolves, our language evolves along with it. Here’s how to remove speciesism from your daily conversations. pic.twitter.com/o67EbBA7H4
— PETA: Bringing Home the Bagels Since 1980 (@peta) December 4, 2018
Apoiantes do partido dizem que já começaram a adequar algumas das suas expressões: agora, dizem “em águas de tremoço” em vez de “em águas de bacalhau”, ou mesmo “muitos anos a virar pimentos”, em vez de “muitos anos a virar frangos”.
Para além disto, que tem dado bastante que falar, dizem que deixaram completamente de utilizar emojis de animais nas suas conversas por WhatsApp e Messenger, por exemplo, pois afirma que a generalização precipitada pode trazer perigos dada a singularidade de cada animal.
Concordas com o seu ponto de vista?