Dormir a sesta durante a tarde pode ajudar-te a viver mais tempo, de acordo com os cientistas

Um grupo de investigadores suíços decidiu tentar averiguar o impacto de dormir a sesta com frequência na saúde de uma pessoa e surpreendentemente, constatou-se que fazer a sesta durante o dia pode trazer efeitos positivos na saúde do coração.

Na realidade, uma ou duas sestas por semana mostraram trazer mais benefícios para a saúde do que não fazer a sesta de todo. Para além de aliviar do stress do dia a dia, também te faz viver mais tempo. Os cientistas constataram que as pessoas nestas condições têm uma chance reduzida em cerca de 50% no que toca a vir a sofrer com ataques cardíacos…

O estudo em questão, publicado no jornal científico Heart, teve como base informações recolhidas de quase 3,500 participantes da Suiça. Foram comparadas pessoas que não fazem sestas e pessoas que fazem ocasionalmente – cerca de 1 a 2 vezes por semana. No fim, percebeu-se que as últimas corriam menos riscos no que toca a desenvolverem problemas cardiovasculares, isto dito pela líder do estudo, Nadine Häusler.

Para chegarem às suas conclusões, Nadine e a sua equipa seguiram os participantes, com idades compreendidas entre os 35 e os 75 anos de idade, durante cinco anos. Todos eles eram saudáveis, não sofriam de problemas do coração e tinham bons hábitos de sono. O efeito que fazer à sesta trazia para a saúde cardiovascular já havia sido estudado mas nunca ninguém tinha tentado abordar a frequência e duração das sestas.

O que dizer?