É assim que as pessoas no limiar da pobreza vivem na Coreia do Sul…

Para muitos de nós, a Coreia do Sul é um país conhecido pela sua avançada tecnologia, impressionante arquitectura, deliciosa comida e pelas suas tradições. A verdade é que, tal como quase qualquer outro canto do mundo, este lugar esconde segredos que muitos poucos conhecem, segredos esses que “ocultam” a vida dos menos privilegiados.

Hoje, vamos falar de Goshiwon, uma unidade de vivendas pequenas, estranhas e onde as pessoas habitam…em conjunto com baratas. É um dos locais mais conhecidos por albergar pessoas que vivem no limiar da pobreza.

As fotografias que vais ver foram tiradas por Sim Kyu-dong, um fotógrafo sul coreano que viveu neste tipo de apartamento quando de mudou para Seul, a capital do país, à procura de trabalho. Ele relata que conseguiu habitar ali durante 5 anos acima de tudo por ser barato. Disse que foi um bom alojamento mas que não conseguia viver ali muito mais tempo, porque isso chegou mesmo a afectar a sua saúde.

Estas casas são muito semelhantes às casas partilhadas: cada um tem o seu quarto, a maioria sem janelas, ou uma muito pequena. As áreas comuns e as casas de banho são partilhadas e este local atrai principalmente estudantes e trabalhadores migrantes, dado que são muito baratas.

Pasma-te com as condições…

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

É assim a vida para alguns na Coreia do Sul…