Eis como uma pequena cidade em Itália conseguiu parar o surto do coronavírus

A cidade de Vo, em Itália, tem tido imenso sucesso a lidar com o surto de coronavírus. Com testes a serem feitos de forma massiva, eles conseguiram de forma quase imediata identificar e isolar as pessoas infectadas. Desde então, a cidade é o local mais saudável de Itália atualmente. No dia em que escrevemos isto, Itália já conta com mais de 115 mil casos, e quase 14 mil mortes no total.

O sistema de saúde italiano está agora extremamente sobrecarregado com os milhares e milhares de pacientes mas de forma muito interessante, uma pequena cidade em Itália conseguiu de forma exímia lidar com a crise…

Localizada na região de Veneto, a cidade de Vo reportou muitos poucos casos de infecções do coronavírus. A primeira morte no país inteiro derivada da COVID-19 foi um homem de 78 anos de idade da cidade em questão. Desde aí, poucos mais casos foram confirmados por lá. Mas afinal de contas, o que é que há de tão especial neste local e o que é que eles fizeram ao certo para conter a situação?

De acordo com o que foi reportado, os investigadores da Universidade de Padua trabalharam diretamente com os dirigentes de Veneto e desde que se detectou o primeiro caso, começaram a ser realizados testes em massa. TODOS os residentes da cidade foram testados para a COVID-19, independentemente de terem sintomas ou não. Andrea Crisanti, professora de microbiologia na universidade em questão, disse à imprensa: “Testámos toda a gente. Descobrimos que uma alarmante porção das pessoas tinham testado positivo para o vírus”.

Os testes constataram que cerca de 89 residentes, correspondente a cerca de 3% da cidade, tinham o vírus e grande parte deles não mostraram quaisquer sintomas. Sem qualquer atraso, aqueles que testaram positivo ficaram de quarentena em casa e evitaram contacto com pessoas, para evitar a disseminação do vírus. De acordo com os especialistas, enviá-los para o hospital só ia piorar a situação: “Em princípio, muitas pessoas no hospital estavam ou iam estar infectadas. Muitos médicos, muitas enfermeiras, muitos pacientes. Era uma grande fonte de infecção”.

Depois da quarentena de 14 dias, os investigadores voltaram a testar a população em massa e descobriram que a taxa de infecção desceu de 3% para cerca de 0.41%.

O que dizer?