Estátua de Cristóvão Colombo é partida e atirada a um lago depois de protesto

A estátua de Cristóvão Colombo no Byrd Park, em Richmond, Virginia, foi partida e atirada ao lago por protestantes, sendo que estes ainda lhe puxaram fogo antes disso. A estátua, que foi erguida em 1927, foi atirada ao chão com recurso a uma corda e atirada posteriormente ao lago. O incidente aconteceu aquando de uma demonstração de apoio pelos indígenas e bem, na internet não se tem falado de outra coisa.

Vanessa Bolin, da Richmond Indigenous Society, disse ao Richmond Times-Dispatch: “Este continente foi construído graças ao sangue e suor dos nossos antecessores, mas foi também construído às costas, e graças ao suor, lágrimas e sangue dos Africanos. Não estamos aqui para estragar nada. Estamos aqui porque estamos solidários”.

Cristóvão Colombo foi um explorador italiano que navegou pelo Oceano Atlântico em 1492 para procurar um novo caminho para a Índia. No período de 12 anos, fez quatro viagens para as Caraíbas e América do Sul, tendo sido desde sempre creditado (e culpado) por ter aberto caminho para a América e para a sua posterior colonização.

Muitas pessoas têm recorrido às redes sociais para celebrar a remoção da estátua de Colombo, sendo que muitos gozaram com a situação a dizer que ele provavelmente está agora a explorar o lago para o qual foi mandado.

O que dizer?