Estudo aponta que o ser humano está a ficar gradualmente mais estúpido

Bem, talvez isto não seja uma novidade tão grande assim paras muitas pessoas mas um estudo recente veio mesmo comprovar que o ser humano está a ficar cada vez mais estúpido. A humanidade alcançou o ponto máximo da sua inteligência no século XX, mas ao chegar o ano 2000, o QI das pessoas, em média, começou a descer. E cá estamos nós, a ficar cada vez mais estúpidos com o passar do tempo…

Em 1984, o investigador neozelandês James R. Flynn fez um estudo extenso em mais de doze países e constatou que o QI das pessoas, em média, estava a aumentar, sendo que cada nova geração era mais inteligente do que a anterior. A isto, chamou de “efeito Flynn”.

Mas como bem dizem, tudo o que sobe um dia cai. Em meados da década dde 90, o QI médio chegou ao seu nível máximo e depois começou a descer. E no século XXI, o coeficiente intelectual das pessoas continua a baixar, sendo que nos dias que correm vivemos o reverso do “efeito Flynn”. Mas o que nos está a acontecer, perguntas tu? Bem, não há uma resposta certa e conclusiva mas a culpa pode mesmo ser da qualidade dos alimentos que ingerimos, da influência do meio ambiente, da genética e até do desenvolvimento tecnológico.

Na verdade, diversos estudos sugerem que o aquecimento global está a afectar a qualidade dos nossos alimentos, o que altera a nossa dieta e acaba por nos privar de muitos nutrientes que necessitamos para um bom funcionamento cerebral.

Em suma: estamos cada vez mais estúpidos. Talvez isso explique alguns influencers e desafios absurdos que vêm parar à internet…