Estudo comprova que “ser esquecido” é sinal de uma inteligência acima da média

Pois bem, as falhas de memória são vistas com maus olhos na grande maioria das vezes, e isso é compreensível. Afinal, quem é que gosta de esquecer o aniversário de um amigo ou ente querido, deixar de comprar um produto muito importante ou perder o horário de um compromisso?

Quando passamos por um momento desses, acabamos por nos sentir mal e desconfortáveis, culpando-nos pela nossa “fraca memória”. No entanto, de acordo com um estudo recente, não há nada de errado com estas pessoas. O estudo foi conduzido por um professor da Universidade de Toronto e publicado pelo jornal científico Neuron Journal.

Os resultados mostram que o esquecimento é um processo natural do cérebro, e que pode até mesmo contribuir para nossa inteligência.

De acordo com ele, a boa memória não está relacionada com o quão inteligente uma pessoa é, sendo que os pequenos esquecimentos da vida podem contribuir para a o desenvolvimento de nossa inteligência. No nosso conhecimento tradicional, as pessoas que sempre se lembram de tudo são consideradas melhores de memória e mais inteligentes. Entretanto, o estudo chegou a uma conclusão oposta: as pessoas que têm pequenas falhas de memórias podem tornar-se mais inteligentes, a longo prazo.

O facto é que os nossos cérebros são muito mais complexos do que pensamos. A área onde guardamos a memória, chamada de hipocampo, precisa ser limpa de vez em quando. Nós precisamos de manter apenas o que é importante e desapegar do que não é.

É por isso, por exemplo, que tendemos a lembrar-nos do rosto de uma pessoa mas não do seu nome. Claro que ambos são importantes no contexto social mas no contexto animal, o rosto é fundamental para a sobrevivência, o nome não.
Além de fazer essa filtragem das coisas que são realmente importantes, o cérebro também substitui o que não é relevante por memórias novas. E quando está cheio de memórias, é mais provável que tenha dificuldades na tomada de decisões.

A era de tecnologia em que vivemos torna mais difícil para nós retermos grandes memórias, porque é mais fácil fazermos uma pesquisa na internet e descobrir o que precisamos do que procurar pelos nossos conhecimentos antigos guardados na mente. Realmente, não existe qualquer problema em ter pequenas falhas de memória, não há nada de errado contigo se as tiveres. Esquecer algumas coisas é normal, faz parte do trabalho do cérebro!

FONTE: O Segredo