Estudo constata que as pessoas com mais de 40 anos só deviam trabalhar 3 dias por semana

Trabalhar 40 horas por semana até ao final da vida pode ser um problema e de forma muito curiosa, um estudo publicado em 2016 no Melbourne Institute Worker Paper constatou que as pessoas com mais de 40 anos de idade melhorariam a sua performance se trabalhassem apenas 3 dias por semana…

No estudo, participaram 3500 mulheres e 3000 homens, sendo que todos eles fizeram uma série de testes cognitivos sob alguma pressão. Depois de analisados os resultados, conjugados com outros fatores como qualidade de vida, estrutura familiar e situação económica, concluiu-se que as pessoas que trabalham em média 25 horas por semana têm o melhor desempenho.

O que acontece passadas essas 25 horas? Os resultados dos testes cognitivos começaram a piorar bastante, de forma geral, devido ao stress e à fadiga.

“Os resultados indicaram que quer para os homens, quer para as mulheres, existe um limite no que toca à correlação entre produtividade e o número de horas de trabalho realizadas. Acima das 25 horas de trabalho, começam a existir impactos negativos nas funções cognitivas”, pode ler-se no estudo.

Vale o que vale.