Existe uma idade em que deixamos de descobrir música nova, de acordo com a ciência

Seguramente lembras-te dos tempos da adolescência em que te esforçavas para estar a par do melhor e do mais recente que a música tinha para oferecer. A verdade é que com o passar dos anos, essa vontade vai desvanecendo até chegar a um ponto em que simplesmente deixas de procurar música nova para ouvir e continuas a ouvir aquilo a que já estás habituado, e existe uma explicação científica para tal.

A partir dos 30 anos de idade, de acordo com uma investigação feita pela Deezer, uma plataforma de streaming no Reino Unido, todo o tempo que dedicavas a dar atenção e a explorar nova música passa a ser “gasto” em tarefas de casa ou em aumentar a produtividade noutras atividades, ficando a música para segundo plano. É triste mas é verdade, e existem alguns casos, como os revelados pelos participantes do estudo, a reconhecer que perderam esse tacto aos 24/25 anos.

Obviamente que isto não é regra e existem excepções, sendo que na Escócia, por exemplo, as pessoas têm tendência a procurar e a descobrir música nova até aos 40 anos ou mais. No fundo, é apenas uma questão de atitude – ou vês a música como uma perda de tempo ou vês nela uma forma de te manteres jovem!

Já paraste de descobrir música nova?