Galinha “gótica” tem penas, órgãos e até põe ovos pretos

A Ayam Cemani é uma rara espécie de galinha classificada como a “criatura mais pigmentada do mundo”. É típica da Indonésia e tem a sua origem desconhecida até aos dias de hoje. Com isto, queremos dizer que TUDO nela é preto: penas, cabeça, os órgãos e até os ovos!

De acordo com os cientistas, o animal tem a sua origem registada na Indonésia há vários séculos. Existem inclusive relatos de colonizadores holandeses que se recusaram a comer a carne destas galinhas devido à sua cor.

É normal que ela seja classificada como “criatura mais pigmentada do mundo” pois afinal de contas, até os seus ossos são pretos. Os investigadores já conseguiram perceber como ocorre a mutação: as células do corpo emitem um gene conhecido como endotelina 3, ou EDN3, que tem como responsabilidade (uma delas) gerar a cor da pele e das penas. Nas galinhas desta espécie, o EDN3 é libertado até 10 vezes mais, o que faz com que TUDO no corpo tenha muita cor.

Ainda assim, a origem desta raça permanece em mistério, de acordo com a National Geographic. A primeira referência à sua existência provavelmente vem desde 1298, numa viagem de Marco Polo pela Ásia e a distribuição delas provavelmente aumentou após os produtores locais terem apreciado a diferença de coloração…

Tinhas conhecimento?