Homens devem fazer as compras de casa porque as mulheres demoram muito tempo, de acordo com um presidente da câmara japonês

O presidente da câmara de Osaka tem sido muito criticado nas redes sociais por ter feito comentários “deploráveis” onde disse que as mulheres demoravam mais tempo a fazer as compras e que por esse motivo, deviam ser os homens a fazê-las. Ichirō Matsui estava a dar uma conferência de imprensa sobre o vírus em Osaka quando um repórter lhe perguntou sobre a possibilidade de reduzir a entrada de pessoas nos supermercados como forma de baixar o risco de infecção.

Foi aí que ele disse: “As mulheres demoram mais tempo nas compras porque procuram entre vários produtos e acabam por medir mais vezes qual o melhor a levar. Os homens costumam levar rapidamente aquilo que lhes foi pedido para comprar, por isso não constituem perigo no supermercado, por evitar o contacto próximo com outros”. Eventualmente, um repórter apontou que aquilo que o presidente estava a dizer era sexista.

De acordo com informações do World Bank, as mulheres representam 51% da população do Japão. No entanto, o país encontra-se na posição 110 de 149 países no índice do World Economic Forum que mede o nível de igualdade de género.

Consta-se que existem perto de 1500 casos de coronavírus em Osaka, sendo esta a segunda área mais afectada em Tokyo.