in

Idoso esquece-se que tem Alzheimer e lembra-se de tudo

Com a pandemia do coronavírus, é importante não descurarmos os problemas que as pessoas mais idosas da nossa vida têm e é importante estarmos atento a todos os sintomas.

Em Pampilhosa da Serra, um idoso viveu um momento insólito e está, devido a esse momento, a ser estudado por uma equipa de investigadores médicos da Universidade de Oxford.

Acontece que José Manuel sofria de Alzheimer e a sua condição viveu uma espécie de Inception: por ter Alzheimer, José esqueceu-se de que tinha a própria doença e por esse motivo, passou a lembrar-se de tudo. Todos os pormenores da sua vida.

De forma ainda mais surreal, esta condição não é temporária e quem lida com José Manuel, explica que ele “rejuvenesceu 20 anos, sem ninguém perceber o motivo”. Seja memória a curto ou a longo prazo, ele consegue falar de qualquer coisa e de se recordar de qualquer coisa, sendo que a única coisa que aparentemente esqueceu foi o facto de ter Alzheimer…que esqueceu precisamente por ter Alzheimer!

O idoso está a ser monitorizado diariamente mas é provável que vejamos artigos científicos a sair em breve relativamente à sua insólita situação.

Felizmente, o homem encontra-se em estado estável de saúde.