Incêndios florestais em Chernobyl aproximam-se perigosamente de reactor

Os incêndios florestais massivos que têm afectado toda a zona perto de um reactor nuclear em Chernobyl está agora a aproximar-se cada vez mais do mesmo, deixando toda a gente com medo da exposição da radiação. As boas notícias são que os níveis de radiação baixaram de forma drástica desde a horrível explosão que ocorreu em 1986 mas há medo de que os incêndios possam desencadear o aumento dos níveis de radiação, que poderá eventualmente chegar à capital da ucrânia, Kiev.

Os bombeiros estão a trabalhar de forma incansável dentro da região à volta da planta e na cidade de Pripyat e esperam conseguir criar barreiras de protecção à volta do reactor, que está coberto por um enorme sarcófago, de forma a poder manter um bom perímetro de segurança e distanciamento do fogo.

De acordo com o que foi reportado, as autoridades ucranianas detiveram o homem suspeito por ter ateado fogo às ervas perto do reactor e o problema aqui tem que ver com o facto de a explosão ter levado a que uma série de material radioactivo fosse parar às áreas à volta do reactor nuclear. Como algum desse material está no solo, ainda pode ser lançado para o ar com os incêndios e se essa radiação for libertada, pode espalhar-se para áreas habitacionais.

Desde os eventos de 1986 que ninguém pode viver a menos de 29 quilómetros do reactor nuclear, ou da cidade de Pripyat. Para piorar a situação, as áreas que podem ser afectadas já estão a lidar com o surto de coronavírus, pelo que mais uma camada de problemas, ainda por cima desta dimensão, seria tudo menos benéfico…

O que dizer?