Influencer coloca a “mulher mais solitária do mundo” em risco de apanhar COVID-19

Uma mulher de 76 anos, intitulada de “a mulher mais solitária do mundo”, está agora em risco de apanhar COVID-19, depois de ter recebido a visita de uma influencer que voou de helicóptero até ao local remoto onde ela habita só com o intuito de a abraçar.

Agafya Lykova tal como um cidadão do século XVIII numa região isolada da Sibéria, tendo mantido até então um contacto muito reduzido com humanos. Arina Shumakova, que tem um conhecido blog sobre viagens na Rússia, está agora a ser acusada de ignorar as medidas de segurança – sendo que não usava máscara, por exemplo – e por ter viajado sem autorização para o local onde vive Agafya, que é protegido pelas autoridades locais, de acordo com o que reportou o Sun.

A idosa é a última sobrevivente de uma família que fugiu para uma floresta em 1936 com o intuito de escapar da perseguição religiosa do regime de Josef Stalin. Agafya nasceu no meio do mato e a sua história converteu-a num ícone da cultura siberiana.

A família manteve-se escondida por 40 anos, até que um grupo de geólogos descobriu a sua localização durante mapeamento aéreo. Desde então, especialistas têm acompanhado o estado de saúde de Agafya, temendo que qualquer contacto com a civilização lhe traga sérios problemas de saúde.

O que dizer?