in

Joacine Katar Moreira vai cantar os seus discursos na Assembleia para não gaguejar

A gaguez é um problema na comunicação de uma pessoa que pode sumir em dois casos: quando ela canta uma música, ou quando já tem um discurso preparado e ensaiado. Mas por que isso acontece? A resposta é muito simples, na verdade.

O ato de cantar e falar algo decorado utiliza duas coisas que anulam a gaguez. A primeira é a que não precisamos pensar muito para interpretar o que vai ser dito (no caso de ser decorado) ou cantado. Como a letra já está pronta, basta repeti-la. Isso inibe o problema da gaguez pois esta costuma aparecer na hora de fornecer informações novas ou de emitir um juízo de valor verbalmente.

Com base nisto, consta-se que Joacine Katar Moreira, representante do Livre, vai mesmo começar a cantar os seus discursos na Assembleia, tudo para que consiga manter a fluidez de discurso e não dê aso a tantas discussões e polémicas com a sua gaguez. Na verdade, Joacine está mesmo a pensar em falar com alguns dos melhores intérpretes do panorama nacional português como Carolina Deslandes, Diogo Piçarra ou Sippinpurpp para que estes a ajudem na composição dos seus discursos.

Será que vamos estar perante uma mudança de paradigma?