Mais de 350 elefantes apareceram mortos misteriosamente no Botswana

Mais de 350 elefantes foram encontrados sem vida no norte do Botswana, sem qualquer explicação aparente. Os investigadores estão a descrever o evento como um “desastre de conservação” e a causa da morte dos animais ainda está por apurar.

Os primeiros óbitos começaram a ser reportados no final do mês de maio mas quando os números foram aos 169 elefantes no final do mês de maio, os investigadores começaram a ficar cada vez mais preocupados…

Os números quase que dobraram no final de junho e sabe-se que cerca de 70% das mortes ocorreram perto de poços de água. Em conversa com o Guardian, Niall McCann, diretor da conservação do National Park Rescue, disse: “Tratam-se de mortes a uma escala que já não era vista há muito, muito tempo. Para além dos desastres provocados pela seca, não sei de outro incidente que tenha acontecido a esta escala”.

A verdade é que o governo do Botswana disse que ainda não existem informações disponíveis, uma vez que não foi possível analisar amostrar em laboratório devido ao coronavirus. Consta-se que apesar da grande quantidade de carcaças, nenhum animal tocou nos corpos, o que sugere que talvez os elefantes possam ter morrido envenenados com alguma substância.

Também foi reportado que alguns elefantes foram vistos por locais a andar aos círculos, sugerindo que qualquer que seja a razão por detrás da morte, talvez possa ter sido causada por problemas neurológicos. McCann continuou: “Se virmos as carcaças, alguns deles caíram de cara, indicando que faleceram de forma rápida. Outros acabaram por morrer mais lentamente e assim, é muito difícil dizer qual é a toxina”.

As mortes não foram limitadas por idades ou sexos, sendo que foi visto “de tudo”.

Muito, muito mau.