Médicos removem lâmina enferrujada 26 anos após homem ser esfaqueado

Um conjunto de médicos conseguiu remover através de cirurgia a lâmina de uma faca, que já estava inclusive enferrujada, do corpo de um agricultor chinês. O paciente de 76 anos de idade, identificado apenas como Duorijie, foi atacado nos anos 90 e a lâmina de 10 centímetros ficou alojada na cabeça do chinês, que na época não tinha condições financeiras para se submeter a uma operação.

Desde então, ele passou a viver com a lâmina alojada na cabeça, tentando acostumar-se às dores. Com o passar do tempo, ele passou a queixar-se cada vez mais de dores de cabeça, perda da visão no olho direito e a quase total paralisia no braço esquerdo e na perna esquerda.

Eventualmente, 26 anos depois, os profissionais do hospital da Universidade Médica de Shandong, em Jinan, tomaram conhecimento do caso e ofereceram ajuda. O caso foi considerado um “milagre” pela equipa do neurocirurgião Liu Guangcun.

Após uma série de exames e raios-X, os médicos descobriram que a lâmina estava alojada na base do crânio do paciente, na órbita ocular, pressionando o nervo óptico. Felizmente, a cirurgia correu bem. O paciente disse: “Eu não conseguia rir, bocejar ou até tossir. Os médicos me deram uma segunda oportunidade na vida e terminaram o meu pesadelo de mais de 20 anos”.

Ainda bem que tudo correu pelo melhor.