Misteriosa mensagem de rádio vinda do espaço está a desconcertar os astrónomos

Pela segunda vez na história, os astrónomos detectaram um padrão estranho de ondas rádio vindas do espaço. Estas rajada rápidas de rádio (cuja sigla inglesa é FRB) são sequências de ondas rádio de milissegundos de longitude no espaço. Elas são emitidas uma vez e não se repetem.

Enquanto investigações realizadas anteriormente mostraram que geralmente quando se repetem é algo muito esporádico ou em grupo, os descobrimentos deste ano mudaram estas percepções e os cientistas deram conta que algumas FRB têm um patrão nas suas “rajadas”…

No início do ano, por exemplo, os astrónomos descobriram que uma FRB repetitiva recentemente descoberta, conhecida como FRB 180916.J0158 + 65, tinha um patrão de rajadas a cada 16.35 dias. O sinal emitido acontecia a cada duas horas durante quatro dias e permanecia silencioso novamente por 12 dias. Isto diferia de todas as FRB constatadas anteriormente e assim, os cientistas conseguiram detectar um padrão pela primeira vez.

Agora, detectaram um padrão numa segunda FRB repetitiva, conhecida como FRB 121102. Uma equipa de investigação dirigida por astrónomos do Observatório Jodrell Bank, da Universidade de Manchester, descobriu que as emissões seguiam um padrão cíclico, com ondas rádio a ser emitidas durante um período de 90 dias, seguindo-se de um silêncio por 67 dias. Este patrão repete-se a cada 157 dias.

Este descobrimento é importante, já que constata a presença de uma sequência regular de actividade das ondas que pode implicar que são potentes e estão vinculadas ao movimento orbital de uma estrela massiva, uma estrela de neutrões ou um buraco negro.

No futuro, os investigadores querem encontrar outras FRB repetitivas e determinar se também têm padrões, bem como observar mais o FRB 121102 para ver se os padrões conhecidos mudam com o tempo, o que os permitirá estar mais próximos de descobrir a verdadeira fonte das mesmas.

Entusiasmante!