Mulher com 38 filhos aos 40 anos de idade finalmente é operada para que possa deixar de engravidar

Hoje falamos de Mariam Nabatanzi, que aos 36 anos de idade, já tinha dado à luz 44 vezes. Seis dos filhos acabaram por não sobreviver mas ainda assim, a moradora de uma pobre vila no Uganda tem o recorde de 38 filhos aos 40 anos. Recente e finalmente, Mariam passou por cirurgia para deixar de engravidar, um desejo que ela já alimentava há muitos anos.

A mulher oriunda do Uganda teve o primeiro par de gémeos aos 12 anos, não muito tempo após se ter casado com um homem 28 anos mais velho. De acordo com os médicos, Mariam possuía ovários muito grandes, o que fazia com que ela ovulasse múltiplas vezes a cada ciclo, deixando-a, obviamente, mais fértil.

Aos 23 anos, Mariam já tinha 25 filhos. Nessa época, ela já implorava que os médicos interviessem para que ela deixasse de engravidar. Porém, eles diziam que tomar a pílula poderia acarretar sérios problemas de saúde, por causa do tamanho dos ovários. No total, a mulher teve seis pares de gémeos, quatro casos de trigémeos e três outros de quadrigémeos, além de gestações “mais simples”, com apenas um bebê no ventre.

A esterilização de Mariam foi feita num hospital de Kampala, capital do país. “O caso dela é predisposição genética para hiperovular, que consiste na libertação de vários óvulos num só ciclo, o que aumenta significativamente a chance de ter múltiplos bebés. É sempre genético”, comentou Charles Kiggundu, médico que cuidou de Mariam.