Mulher cujo teste de Papanicolau foi cancelado durante a quarentena é diagnosticada com cancro do colo do útero

Uma enfermeira que viu um teste de Papanicolau ser cancelado durante o período de quarentena provocado pela pandemia do coronavírus foi agora diagnosticada com um tumor cancerígeno do tamanho de uma bola de ténis.

Destiny Wade, de 28 anos de idade, é enfermeira e trabalha em Crayford, no sudeste londrino, sendo que tinha um teste de Papanicolau marcado para março que acabou por ser cancelado por causa do vírus.

Ela começou a ter sintomas estranhos, como sangrar depois de fazer sexo, mas foi-lhe dito que provavelmente era um quisto que havia rebentado…

Destiny, que também teve coronavírus, foi por ela própria às urgências recentemente depois de uma noite em que sangrou bastante e depois de três semanas de testes e exames, foi diagnosticada com cancro do colo do útero.

Agora, ela criou uma página no GoFundMe e uma conta no Instagram para consciencializar as pessoas para a importância dos Papanicolaus. Ela disse: “Comecei a ter sintomas em fevereiro, depois de sangrar depois do sexo, mas nunca pensei imenso no assunto. Em março, devia ter feito um teste de Papanicolau mas o meu médico ligou-me a cancelar devido à COVID-19. Quando falei dos sintomas, disseram-me que como só tinha 27 anos, tinha pouco risco de ter cancro do colo do útero e assim, não era prioridade”.

Ela continuou: “Em maio, sangrava todos os dias. Houve uma noite em que estava mesmo a sangrar muito e decidi ir às urgências. Quando dei por mim, estava numa cama de hospital e a médica fez um exame e assim que olhei para a cara dela, percebi que algo estava errado”.

“Ela disse que eu tinha um tumor do tamanho de uma bola de ténis. Sou uma mulher activa e saudável, trabalho com o cancro diariamente e se tivesse feito o Papanicolau quando era suposto, a doença podia ter sido apanhada em março”, disse.

Ela explicou que o último teste que havia feito fora em 2017 e que estava tudo bem até então. Destiny ficou devastada por saber que a radioterapia vai enfraquecer o seu útero, o que significa que provavelmente ela nunca poderá ter filhos.

Destiny está determinada em vencer o cancro e tenciona mesmo consciencializar as pessoas para a importância de testes como o Papanicolau.

Podes encontrar a página de angariação de fundos de Destiny AQUI.