Navy Seal explica como sobreviver se te estiveres a afogar

O seu nome é Clint Emerson e em tempos, ele pertenceu aos Navy Seals. Hoje, escreveu um livro fantástico sobre as 100 skills mais importantes que aprendeu durante a sua época na marinha.

No seu livro, uma das coisas que Clint explica é o que deves fazer se alguém te estiver a tentar afogar, seja em que tipo de águas for…

“Quando um oficial é apanhado em território hostil, as probabilidades de ele sobreviver são baixas. Mesmo que seja amarrado, atirado ao mar e deixado lá até à mort3, um soldado bem treinado consegue sempre ter recursos a uma série de habilidades que o podem ajudar a salvar a sua própria vida e chegar a terra”, explica.

Então mas afinal de contas, como é que me salvo se me estiver a afogar?

“No que toca à auto-preservação dentro de água, a chave para a sobrevivência é o controlo da respiração. Com os pulmões cheios de ar, o corpo humano é flutuante – então respirar fundo e exalar o ar rapidamente é a chave.

Flutuar em águas frias é mais desafiante, mas exequível. O principal inimigo à sobrevivência é o pânico, que provoca a hiperventilação”.

Em águas menos profundas, ele mostra um diagrama que mostra o que devemos fazer:

A ideia parece bastante simples, ainda que possa ser um bocadinho pior de realizar na prática – se continuares o teu percurso em frente, hás-de encontrar terra e conseguir sobreviver. Respirar com tranquilidade e não entrar em pânico são os pontos chave.

A verdade é que ser lançado ao mar do nada e de mãos atadas e deve ser um cenário muito, muito mau.