Novas câmaras permitem detectar se os condutores estão a utilizar o telemóvel ao volante

Talvez seja desta que os condutores comecem a pensar duas vezes antes de utilizarem os telemóveis enquanto conduzem. Ainda que não tenha chegado a Portugal, o governo da Nova Gales do Sul (Austrália) está mesmo a testar uma nova tecnologia que permitirá detectar quem é que está ao volante e a utilizar o telemóvel ao mesmo tempo.

Esta nova tecnologia consistirá em câmaras localizados em pontos estratégicos que recorrerão a inteligência artificial para verificar os condutores, independentemente das condições climatéricas ou de estar de dia ou de noite. O responsável pela ideia tem uma história triste, uma vez que viu um amigo seu partir devido a alguém estar distraído ao telemóvel enquanto conduzia…

Estas novas câmaras, que captarão em alta definição, já foram implementadas numa fase de testes e já conseguiram apanhar mais de 11.000 condutores a utilizar o telemóvel enquanto conduziam, tudo isto no espaço de um mês.

Na realidade, falaram-se de casos insólitos, incluindo de condutores que se encontravam com as duas mãos no telemóvel em plena autoestrada. As câmaras permitem ver tudo – quem está a mandar mensagens, quem está no Facebook e até aqueles que estão a utilizar o telemóvel de forma mais sorrateira.

As câmaras foram desenvolvidas por Alex Jannink, da Acusensus, depois de o seu amigo James Rapley ter falecido devido a um condutor que estava distraído enquanto utilizava o telemóvel. Como se não bastasse, estas câmaras poderão também funcionar como radar.

A ter sucesso, é uma medida que facilmente chegará cá. O que achas?